logo español

A decisão que mudará a sua vida!

O Programa de Español do Centro de Línguas do Semiárido, proporciona a você uma jornada completa de aprendizagem através de professores preparados e comprometidos com o que fazem. O nosso objetivo é fazer você se comunicar naturalmente na língua espanhola e ampliar as suas oportunidades.

  • Confira as datas no nosso edital.
Unidade 1: Apresentar-se
  • Saudações e despedidas; soletrar; dar e pedir informações pessoais básicas (nome, sobrenome, nacionalidade e lugar de residência); 
  • Apresentar-se; apresentar outras pessoas; nacionalidades; sinais de pontuação; interrogativos;
  • Profissões; verbos llamarse, ser, vivir, trabajar no presente do indicativo; masculino e feminino de nomes e adjetivos; artigos definidos;
Unidade 2: Primeiro contato
  • Apresentação e saudação formal e informal; dar e pedir informações pessoais nos contextos formais e informais da língua; 
  • Formação de substantivos e adjetivos; usar verbos regulares no presente do indicativo (AR, ER, IR); artigos indefinidos;
  • Perguntar e dizer o número de telefone;  números de 0 a 9; nomes de profissões, locais de trabalho e ferramentas;
Unidade 3: Relações familiares
  • Falar sobre família; membros da família; estado civil de uma pessoa;
  • Descrever pessoas; usar adjetivos qualificadores para a descrição física e de carácter;
  • Adjetivos possessivos e demonstrativos; usar verbos irregulares no presente do indicativo; números de 10 a 100;
Unidade 4: Em casa
  • Procurar um apartamento/casa; falar sobre tipos de moradias, partes e objetos de uma casa;
  • Usar locuções adverbiais de localização; utilizar os números ordinais; usar quantificadores ou expressar níveis de intensidade;
  • Conhecer os dias da semana e meses do ano; diferenciar Ser e Estar; descrever locais de moradia;
Unidade 5: Pela cidade
  • Entender e dar instruções de direção; Falar sobre lugares ou estabelecimentos de uma cidade; perguntar e dizer a hora; falar sobre visitas turísticas;
  • Conhecer os números de cem a um milhão; diferenciar Hay e Estar
  • Usar verbos irregulares no presente do indicativo; preposições e advérbios de lugar; 
Unidade 6: Dia a dia
  • Falar sobre hábitos diários; falar sobre esportes; expressar acordo ou desacordo; 
  • Marcar encontros; convidar ou recusar convites; falar sobre gostos e hobbies;
  • Usar verbos reflexivos; usar as preposições: a, de, en, con; usar también e tampoco;
Unidade 7: Comidas
  • Fazer compras; elaborar uma lista de compras/alimentos; saber as formas de peso e tipos de recipientes; explicar uma receita;
  • Reservar uma mesa e pedir comida em um restaurante; preparar uma comida ou dar instruções de preparação de um prato; expressar coincidência ou diferença de gostos;
  • Usar verbos no imperativo afirmativo; usar verbos irregulares com ditongação no presente do indicativo;
Unidade 1: Roupas e acessórios
  • Realizar compras em uma loja física; fazer compras pela internet; escolher roupas e acessórios;
  • Descrever a roupa de alguém e emitir uma opinião; conhecer os nomes de roupas e acessórios; conhecer as cores;
  • Usar os pronomes de complemento direto; usar os verbos Quedar e Parecer;
Unidade 2: Encontros
  • Marcar um encontro; convidar, aceitar ou recusar um convite;
  • Falar sobre coisas que estão sendo realizadas no momento; relatar datas e celebrações; meses do ano e estações; falar sobre atividades de lazer;
  • Usar Tener que + infinitivo; Usar Estar + gerúndio; conjugar verbos irregulares: Oír, Jugar, Conocer;
Unidade 3: Fazer planos
  • Expressar intenções; fazer planos e responder a questionamentos; escolher/planejar uma viagem;
  • Fazer chamadas telefônicas; conhecer nomes de atividades turísticas;
  • Usar Ir a + infinitivo; usar marcadores temporais com presente e futuro; usar os pronomes de objeto direto com verbos reflexivos;
Unidade 4: Problemas de saúde
  • Falar sobre a saúde; conhecer as partes do corpo humano; conhecer termos relacionados à saúde
  • Expressar possibilidade, permissão e obrigação; usar marcadores de frequência;
  • Usar o verbo Doler; usar Tener que, Hay que, Deber e Poder;
Unidade 5: Últimas notícias
  • Dar notícias e falar de fatos recentes; falar de coisas que já fez ou não fez ainda;
  • Expressar estado de ânimo e reagir diante de notícias; conhecer expressões de estado de ânimo; conhecer meios de comunicação;
  • Usar verbos no pretérito perfeito composto; usar marcadores temporais com o pretérito perfeito composto; utilizar pronomes e adjetivos indefinidos;
Unidade 6: Ontem no trabalho
  • Falar sobre acontecimentos passados; conhecer nomes de móveis e objetos de um escritório;
  • Dar desculpas ou explicações; expressar estados de ânimo; relatar experiências;
  • Usar verbos no pretérito perfeito simples; usar marcadores temporais com o pretérito perfeito simples; usar pronomes de objeto direto e indireto;
Unidade 7: Viagens
  • Falar sobre costumes do passado; realizar compras; expressar posse;
  • Falar sobre o tempo meteorológico; conhecer termos relacionados à viagem, aeroporto; solicitar informações em um hotel;
  • Usar verbos no pretérito imperfeito; usar estruturas comparativas e adjetivos comparativos; usar os pronomes possessivos;
Unidade 1: Fale-me de você
  • Falar sobre personalidade; expressar sentimentos e reações; conhecer palavras para descrição física e de personalidade;
  • Expressar gostos e interesses; construir frases exclamativas; usar alguns verbos que expressam mudança;
  • Diferenciar o uso de Ser y Estar; usar os verbos Gustar, divertir, importar; 
Unidade 2: Um curso de verão
  • Situar ações no tempo; usar orações temporais; falar sobre o futuro; 
  • Expressar acordo e desacordo; solicitar informações gerais; 
  • Usar verbos no futuro simples; conhecer palavras relacionadas à educação;
Unidade 3: O mundo em movimento
  • Expressar possibilidade e hipóteses; expressar desejo; conhecer palavras relacionadas ao trabalho; trabalhar o gênero textual currículo; 
  • Enumerar vantagens e desvantagens; dar e pedir informações; discutir características de uma entrevista de trabalho;
  • Usar verbos no presente do subjuntivo; usar os pronomes de objeto direto e indireto;
Unidade 4: Em caso de acidente
  • Contar fatos do passado; expressar reações positivas ou negativas; conhecer palavras relacionadas ao corpo humano;
  • Dar conselhos e instruções; atuar em uma consulta médica;
  • Usar e contrastar os tempos no passado do indicativo; formar e utilizar o imperativo afirmativo e negativo;
Unidade 5: Compras
  • Dar e pedir informações; expressar desgosto; usar quantificadores;
  • Comprar em um mercado; conhecer palavras úteis para realizar compras; 
  • Conhecer os valores do pronome Se; usar advérbios relativos e pronomes interrogativos;
Unidade 6: Viajantes pelo mundo
  • Expressar desejos; dar conselhos e realizar compras; conhecer palavras relacionadas a viagem; usar orações condicionais no presente e no futuro; 
  • Perguntar por preferências; contar experiências e valorizá-las; falar de ações futuras usando o subjuntivo;
  • Usar verbos no condicional simples; contrastar o pretérito perfeito simples e o pretérito imperfeito; usar comparativos e superlativos;
Unidade 7: De fonte confiável
  • Expressar finalidade; contar algo que escutou ou que lhe disseram; conhecer palavras relacionadas a meios de comunicação;
  • Informar aos outros e informar-se; expressar hipóteses sobre a veracidade de uma informação;
  • Usar verbos no pretérito pluscuamperfeito; usar orações com: para + infinitivo e para que + subjuntivo; usar o estilo indireto no presente e passado do indicativo;
Unidade 1: Cúmplices da vida
  • Falar sobre amizade; descrever tipos relações; dar conselhos para manter uma amizade; expressar sentimentos e reações; descrever a caráter de alguém; falar sobre relações interpessoais;
  • Usar os Ser e Estar; usar orações relativas; usar adjetivos de caráter; usar expressões de estado de ânimo;
Unidade 2: Consumo inteligente
  • Opinar sobre o consumo na atualidade; falar sobre compras; fazer uma reclamação ou solicitação; discutir as obrigações e os direitos do consumidor;
  • Usar construções de opinião; usar orações de causa e de modo; falar sobre tipos de estabelecimento; falar sobre artigos de consumo;
Unidade 3: Cinema
  • Falar sobre cinema, êxitos e fracassos; estereótipos; falar sobre opções de lazer; 
  • Usar aunque + indicativo ou subjuntivo; orações independentes com substantivo;
Unidade 4: Trabalhar em outro país
  • Falar sobre trabalho; descrever postos de trabalho e situações laborais; fazer recomendações para uma entrevista de emprego; discutir riscos e desafios ao ir viver em outro país;
  • Usar o pretérito imperfeito do subjuntivo; usar o pretérito imperfeito do subjuntivo no estilo indireto;
Unidade 5: A automedicação
  • Discutir a automedicação; discutir o uso da internet para obter informações relacionadas a doenças; discutir o papel de cada cidadão na sociedade;
  • Usar verbos frases de constatação e valorização; usar orações condicionais; falar sobre doenças; 
Unidade 6: Redes e internautas
  • Falar sobre meios de informação e comunicação; falar sobre redes sociais; expressar opinião;
  • Usar estruturas comparativas, usar verbos no imperfeito do subjuntivo;
Unidade 1: Economia sustentável
  • Falar sobre questões socioeconómicas; propor soluções à pobreza; opinar sobre compras pela internet; falar sobre empreendedorismo;
  • Usar construções no passado e no presente; 
Unidade 2: Viajando pelo mundo
  • Falar sobre viagens; fazer hipóteses sobre o presente e o passado; falar sobre meios de transporte;
  • Usar verbos de movimento; usar o futuro simples e composto;
Unidade 3: Código de acesso
  • Fazer hipóteses sobre o futuro; opinar sobre o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente; 
  • Usar orações consecutivas e finais; usar verbos que indicam mudança; 
Unidade 4: O mundo em erupção
  • Falar sobre catástrofes naturais e sistemas de prevenção; propor medidas preventivas; falar sobre ecologia e natureza;
  • Usar perífrases verbais; usar o pluscuamperfeito do subjuntivo; debater as consequências de uma catástrofe;
Unidade 5: Educação e cidadania
  • Falar sobre educação e cidadania; debater os objetivos da educação; falar sobre experiências e condições de aprendizagem;
  • Usar verbos no passado e no presente; usar orações condicionais; reunir e organizar informações coerentemente;
Unidade 6: Pratos típicos
  • Falar sobre culinária; trabalhar a gastronomia dos países hispano-falantes; 
  • Usar o pronome neutro Lo; usar a voz passiva e a voz ativa;

Formação completa

Comece do zero e avance no seu ritmo em direção das suas primeiras experiências na língua.

Aulas interativas

Além de entender a teoria, tenha experiências práticas com seus colegas e professores.

Aprenda praticando

Aprenda interagindo com os seus colegas e vivenciando na prática situações reais do seu cotidiano.

Suporte especializado

Tire suas dúvidas com um time de professores especialistas no ensino de línguas estrangeiras.

Investimento acessível

Além de adotarmos valores abaixo de mercado, oferecemos vagas gratuitas para integrantes do CadÚnico.

Certificados Ufersa

A cada módulo concluído, você poderá emitir certificados pela Universidade Federal Rural do Semi-árido.

Eu amei o curso! O professor Jeanderson foi essencial nesse momento de aprendizagem, pois possuía total domínio, com ótima
metodologia e um material didático também muito bom que nos ajudou bastante, além de outros materiais que ele trouxe para a sala
de aula e que também ajudaram a melhorar o aprendizado. O professor Jean levou para a sala de aula alguns alunos hispano-falantes para um contato mais tangível com a língua e essas vivências foram maravilhosas. Além da experiência, também podemos fazer novas amizades.

Andrezza Farias

Cursou o Módulo Principiante

"O curso ofertado pelo CELIS foi além das minhas expectativas: muito bem organizado, suporte adequado para os alunos, profissionais qualificados, além do excelente custo-benefício. A proposta de conversação foi o que me atraiu e hoje, iniciando o nível A2, já consigo me comunicar com nativos hispano-falantes. Recomendo o curso para toda a comunidade."

Hudson Toscano

Cursou o Principiante+

O Español é um programa para conectar pessoas que buscam evoluir na língua e cultura espanholas, sejam elas iniciantes ou que já tenham algum conhecimento no idioma. 

O módulo pode ser pago ou gratuito, a depender da oferta em andamento. 

Não é necessário conhecimento prévio para iniciar o Módulo PrincipiantePorém, para quem deseja iniciar em um módulo superior ao Principiante, como o Principiante+, é necessário comprovar conhecimento por meio do nosso Teste de Nivelamento. Mas, fique tranquilo(a)! O teste de nivelamento é só para dizer em que módulo você estará melhor assistido! ❤

  • O teste de nivelamento é a etapa inicial para quem deseja cursar os módulos posteriores ao Principiante.
  • Ele é online, gratuito e é ofertado antes do período de demonstração de interesse.
  • As vagas são limitadas e o teste ocorre por hora marcada.
  • Ao final, você receberá uma declaração indicando a que módulo você está apto a demonstrar interesse. 

Sim, você sendo aprovado e tendo frequência superior a 75%, ao finalizar cada um dos módulos do programa, você poderá emitir o seu certificado. E sim, é um certificado para cada módulo! 🚀

Apenas transferência eletrônica bancária. Infelizmente, não serão aceitas transferências por meio de PIX ou depósitos em envelopes via caixa eletrônico/terminais de autoatendimento.

As aulas ocorrerão nos Campi da UFERSA em Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros, e você quem decide, entre as opções disponíveis, em que Campus da Universidade irá cursar o módulo do programa. Quando você estiver matriculado, a Coordenação do CELIS informará por e-mail o local de realização das aulas.

Utilizamos o livro Vente 1 – libro del alumno (A1/A2), editora Edelsa que poderá ser utilizado nos Módulos Principiante e Principiante+.

A partir do semestre civil 2022.2, o material será fornecido gratuitamente pela UFERSA para os estudantes das vagas do CadÚnico. Os candidatos da ampla concorrência devem adquirir o material por conta própria. O material pode ser adquirido em lojas virtuais na internet, livrarias, ou diretamente com a editora por meio do link: www.disal.com.br/celis.

Mande um e-mail para celis@ufersa.edu.br e tire sua dúvida diretamente com a gente! Aah, você pode nos seguir nas nossas redes sociais! Quem sabe sua dúvida não é respondida por lá?! 😜