Inscrições abertas: Curso Online de Cultura e Língua Grega

Estão abertas as inscrições para o Curso de Cultura e Língua Grega do Centro de Línguas do Semiárido (CELIS) da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Por que Grego?

A cultura e a língua grega são colunas na complexa construção do pensamento ocidental. Estudar a língua grega é fundamental para uma a formação em muitos aspectos, dentre os quais: o lugar de destaque que o grego ocupa na tradição e história literária ocidental, o papel dos gramáticos e filósofos nas primeiras reflexões sobre a linguagem e a vasta herança cultural e política dos gregos.

O que será visto no curso?

O curso oferece uma introdução à língua e cultura grega clássicas, datadas a partir do século V a.C.: o contexto de importantes autores como Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, Aristófanes, Platão, Aristóteles. A ação se concentra no estudo de noções fundamentais para uma compreensão do grego clássico: alfabeto, tópicos de gramática, aquisição de vocabulário, leitura, tradução de textos didáticos e aspectos culturais, mormente os conceitos e instituições políticas da Atenas clássica.

Como o curso será ministrado?

O método adotado no curso é, certamente, o mais expressivo e completo de que se tem notícia em língua portuguesa, a saber, o Aprendendo Grego: texto & vocabulário, gramática & exercícios (2ª edição, 2014), uma tradução para o português (por Cecília Bartalotti e Luiz Alberto Machado Cabral) do célebre Reading Greek, 1ª edição de 1978, desenvolvida por P. V. Jones, K. C. Dover e F. F. Corrie, 2ª edição de 2007, revisada com o apoio da Joint Association of Classical Teachers (JACT). 

A proposta do presente curso compreende a seção inicial do método: “Atenas por mar”.

Online, gratuito e com certificação!

  • Carga Horária: 30h. 
  • Vagas limitadas: 55 vagas (25 para público interno da UFERSA)
  • Datas e horários: de 07/04 a 14/07/2022, às quintas, das 18h às 19h40.
  • Público alvo: interessados em Filosofia, História, Literatura, Teologia e cultura em geral.
  • Requisito mínimo: ensino médio completo.
  • Período de inscrições: Até 07 de abril.
  • Coordenação: Prof. Liebert de Abreu Muniz
  • Inscrições via SIGAA

Inscreva-se agora mesmo!