Celpe-Bras

Sobre o exame

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), é o único exame oficial brasileiro para comprovação de proficiência em língua portuguesa, sendo destinado para o público estrangeiro que deseja ingressar em cursos de graduação, pós-graduação, ou ainda, revalidar diploma para exercer a profissão no país. A aplicação do exame acontece semestralmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), recebendo apoio do Ministério da Educação (MEC) e Ministério das Relações Internacionais.

O uso adequado da língua como forma de interação é um dos preceitos do Celpe-Bras. O exame contempla aspectos textuais e discursivos, avaliando a competência e o desempenho do participante nos contextos de interação que requerem o uso da Língua Portuguesa.

O exame é dividido em duas partes

A parte escrita compreende a produção de quatro tarefas textuais, totalmente redigidas em português pelos participantes. As tarefas são realizadas a partir de insumos de textos, vídeos e áudios retirados de contextos de uso da língua. O participante tem até três horas para realizar a prova.

A parte oral avalia o desempenho do participante na compreensão e nas produções orais da língua. Esse segundo momento do exame, consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor (responsável por conduzir a conversa). A duração dessa parte é de 20 minutos. 

Aplicação

O exame é realizado em postos aplicadores, tais como instituições de ensino superior, centros culturais, e instituições que objetivam promover a difusão da Língua Portuguesa. O Celis é um dos postos aplicadores, sendo responsável pela aplicação e cumprimento das normas exigidas pelo exame.

Contato

A Professora Dra. Larissa Costa da Mata

larissa.mata@ufersa.edu.br